UFC Fight Night 144 – UFC Fortaleza

Pela primeira vez em 2019 o UFC acontece no Brasil e vem com um card de respeito! O UFC Fight Night 144 que será sediado em Fortaleza/CE trás na luta principal Raphael Assunção vs Marlon Moraes 2 e no Co-Main Event temos José Aldo vs Renato Moicano. E no card temos atletas de peso como Demain Maia, Charles Do Bronx, Johnny Walker, Lívia Souza, Markus Maluko, Thiago Pitbull, Junior Albini e Ricardo Carcacinha.

O Evento foi montado para dar show aos espectadores brasileiros, vários nomes da nova geração do UFC e dois confrontos de gerações nas lutas principais, José Aldo e o Raphael Assunção que são nomes velhos de guerra do UFC e dois nomes mais recentes, porém com grandes feitos que são o Marlon Moraes e o Renato Moicano.

Duas lutas dificílimas de antever o resultado, mas vou analisar e dar a opinião sobre as lutas principais:

José Aldo vs Renato Moicano

Embora seja um atleta oriundo do Jiu-jitsu, o Renato Moicano evoluiu muito seu jogo em pé, e faz sua trocação com alto nível. Porém nesse quesito o José Aldo ainda leva vantagem por ser um dos melhores da categoria nesse assunto. Mas a diferença para o Renato Moicano não é tão grande assim.

Já no chão o Renato Moicano é um especialista da arte suave, faixa preta de Jiu-Jitsu o Renato Moicano é um finalizador, possui 7 finalizações na carreira e nenhum nocaute. Em muitos casos ele usa sua trocação para levar o oponente para o chão e no solo não perdoa.

Depois de ser derrotado pelo Brian Ortega em 07/2017, o Renato Moicano passou a treinar na ATT onde conseguiu evoluir muito em vários aspectos. Porém o José Aldo é um dos atletas mais difíceis de serem quedados do evento.

Com esse cenário, vejo uma vantagem para o Aldo. Mas uma vitória do Moicano não seria totalmente surpresa. Em caso de vitória para o Aldo, mesmo ele já sendo o #2 da categoria, por ter sido derrotado duas vezes pelo Holloway, não creio que terá seu title shoot. Já o Moicano em caso de vitória deve ter sua chance de forma automática.

Raphael Assunção vs Marlon Moraes 2

O confronto que certamente valerá o Title Shoot da divisão dos galos. Dois estilos diferentes que já se enfrentaram no UFC logo na estreia do Marlon Moraes no evento, onde o Pernambucano Raphael Assunção saiu vencedor por decisão dividida.

O Raphael é um finalizador e possui 10 finalizações na carreira, de suas 27 vitorias, as demais foram 4 por nocaute e 13 decisões. É um lutador que busca trabalhar a superioridade no cage e usa de uma boa movimentação para manter-se em vantagem durante a luta, usando e abusando do controle de distância e golpeando de forma cadenciada buscando sempre estar em vantagem de pontos.

Já o Marlon é um nocauteador, um autentico sniper do MMA, possui 10 nocautes em suas 21 vitorias como profissional, 5 finalizações e 6 decisões. Sua única derrota no UFC foi contra o Raphael Assunção em uma luta que, talvez por ser a estreia do Marlon, ele pareceu um pouco apático na luta, porém ele mostrou seu verdadeiro jogo nas lutas seguintes nocauteando de forma brutal o Aljamain Sterling e o Jimmie Rivera, além de vencer por decisão o John Dodson.

Esse talvez seja o confronto mais difícil de analisar, porém acredito numa vantagem do Marlon Moraes pelo momento que ele vem vivendo, mas se a luta se prolongar além do segundo round, a vantagem pode ser invertida para o Raphael Assunção.


Tarcio Martins

31 anos, Engenheiro, faixa preta de Taekwondo e praticante de MMA

Deixe uma resposta

As principais notícias do esporte que mais cresce no mundo, em um só lugar. 

Contate-nos:  

[email protected]

© Copyright 2015-2019 Tudo Sobre MMA| desenvolvido por: Vedrak Devs