UFC 238 – Será o “the magic” irá derrubar o Cejudo?

Com duas disputas de cinturão e algumas lutas bastante interessantes, o UFC 238 que será realizado no United Center em Chicago promete uma noite de bastante entretenimento e talvez com a volta de um Brasileiro a deter o cinturão do UFC nas categorias masculinas.

Vamos a nossa tradicional análise dos principais confrontos da noite:

Henry Cejudo vs Marlon Moraes

Desde 03 de junho de 2017, quando Max Holloway nocauteou José Aldo pelo cinturão dos pesos penas que não temos um Brasileiro campeão do UFC nas categorias masculinas. Praticamente 2 anos depois temos mais uma chance de acabar com esse jejum pelas mãos (e principalmente pés) de Marlon Moraes.

Henry Cejudo, detentor de um ouro olímpico, do cinturão dos moscas, vindo de importantes vitórias sobre Demetrious Johnson (Pelo cinturão dos moscas), TJ Dillashaw (Defendendo o cinturão dos moscas), Sergio Pettis e Wilson Reis, vem embaladíssimo contra o brasileiro. O antes unidimensional do Wrestling afiou bem as mãos e mostrou toda sua habilidade em pé em suas últimas lutas. A associação de um excelente grappling e mãos afiadas, sempre deixa o oponente na dúvida se ele irá entrar para clinchar, derrubar ou trocar, o que lhe dá uma vantagem em termos de imprevisibilidade.

Já o Marlon Moraes é um especialista na trocação, provavelmente é um dos lutadores mais letais na trocação no UFC, e tem seus chutes como suas armas mais perigosas no seu jogo. Foi assim que ele nocauteou nomes como Sterling e Rivera. O “The Magic” vem voando na categoria e atropelou o faixa preta de jiu-jitsu Raphael Assunção no UFC Fortaleza e já está a algum tempo merecendo essa disputa de cinturão.

Mesmo tendo evoluído bastante no jogo em pé, o grappling do Cejudo é bastante superior ao do Marlon, e por este motivo Cejudo deve fazer de tudo para levar o jogo para o chão. Onde teria plenas condições de pontuar e levar a decisão por pontos. Porém o Marlon é uma máquina de nocaute, em suas 22 vitorias como profissional, 10 foram por nocaute, e 6 por finalização que muitas vezes são construídas na trocação, como foi o caso de sua última luta. E dessas 10 vitorias por nocaute, 9 foram no primeiro round… ou seja, quando o outro atleta ainda está esquentando, o Marlon já está a milhão!!!

Teoricamente, o Cejudo teria uma grande vantagem por ter uma boa trocação e um grappling do mais alto nível, o que lhe conduziria para uma luta de controle por pontos. Mas o “The Magic” realmente tem todas as condições de tirar um coelho da cartola e acabar com a luta no primeiro round. Por isso opino que o Marlon Moraes deve se sagrar campeão da categoria.

Nos próximos posts iremos analisar os confrontos da Valentina Shevchenko vs Jéssica Eye e do Fergunson vs Cerrone.


Tarcio Martins

31 anos, Engenheiro, faixa preta de Taekwondo e praticante de MMA

Deixe uma resposta

As principais notícias do esporte que mais cresce no mundo, em um só lugar. 

Contate-nos:  

[email protected]

© Copyright 2015-2019 Tudo Sobre MMA| desenvolvido por: Vedrak Devs