Por que o UFC usa um octógono?

0

Você já parou para pensar: “por que o UFC usa um octógono como campo de combate?” foi pensando nisso que embarcamos numa pesquisa sobre o motivo da maior organização de MMA do mundo contrariar todos os padrões e inovar até no seu espaço de luta.

A história do octógono do UFC é inconclusiva, possuindo algumas versões e situações vagas no meio do caminho. O que é fato é que a única coisa que o Rorion Gracie não queria, era que o UFC adotasse o ringue de boxe, pois acreditava fielmente que o seu formato desfavorecia o jogo de solo, dificultando o jiu-jitsu, tento em vista a possibilidade de saída pelas laterais ou apoio das cordas para evitar as quedas.

Era preciso então, encontrar um meio termo, desenvolver um campo de luta para não favorecer nenhum atleta e, ainda se pensar no conforto e proteção dos cameraman’s que estariam ali perto do combate. Foi quando os desenvolvedores do projeto propuseram a ideia da criação de um octógono para ser o palco das lutas daquela que se tornaria a maior organização de MMA do mundo.

Por que o UFC usa um octógono:

O octógono mais famoso do mundo foi projetado por Jason Cusson e Greg Harrison, inspirados em um dos filmes de Chuck Norris. Mas dizem que antes de chegar-se a um consenso da estrutura octogonal, foi proposto pelo cineasta John Milius conhecido pelo filme “Conan, o Bárbaro”, outros estilos extremamente bizarros. Um de formato circular, com painéis eletrificados, para dar choque nos atletas que encostarem na grade, dando um ótimo incentivo para a luta não ser amarrada na grade, e provocar consequentemente o desenrolar da luta no centro. E o outro formato, ainda mais bizarro, é o tatame ilhado por uma água com tubarões ou piranhas, mas óbvio que isso não daria muito certo.

O octógono foi escolhido por ser um campo neutro, onde nenhuma modalidade de artes marciais seria favorecida em detrimento do seu formato. Seus ângulos abertos dificultam que o lutador, mesmo em desvantagem, se encontre encurralado. E, além de tudo isso, quebra os moldes de qualquer especialidade dos atletas, como por exemplo, o formato quadrado dos ringues de boxe, ou os formatos redondos utilizados no Wrestling etc. Vale ressaltar que o octógono é utilizado desde o histórico UFC 1, não sofrendo alterações em seu formato até dos dias atuais.

Independente dos tramites da realização do projeto até a montagem da última peça do octógono, este formato foi patenteado pelo Ultimate no ano de 1997, sendo marca registrada da empresa, não podendo ser utilizado por outras organizações.

Segundo dados divulgados pela própria organização, o octógono do UFC possui pouco mais de nove metros de diâmetro na área de luta, totalizando cerca de sessenta metros² para os atletas trabalharem as suas principais especialidades. A altura da sua cerca é de um metro e oitenta centímetros. E a lona que cobre o solo do octógono é texturizada e pintada a mãos, sendo utilizada apenas uma única vez.

Você conhece alguma outra versão sobre o motivo do UFC utilizar o octógono em seus eventos? Conta pra gente.

Deixe uma resposta