Roberto Thomaz é o principal árbitro em atividade no MMA Nacional (Foto: Marquinhos Santos/Revista Pegada).
Roberto Thomaz é o principal árbitro em atividade no MMA Nacional (Foto: Marquinhos Santos/Revista Pegada).

O dia 21 de janeiro vai ficar marcado na história do MMA paulista e, provavelmente, terá repercussão por todo o Brasil.

O professor Magno Wilson – que surgiu no cenário do MMA há aproximadamente 4 anos, mas que vem realizando um ótimo trabalho, ganhando notoriedade e respeito no meio, tanto como árbitro quanto como matchmaker e líder de equipe, idealizou um encontro onde foram convidados diretores de confederações, federações e associações, promotores de eventos, líderes de equipes, árbitros, atletas e imprensa especializada, com o intuito de discutir as novas regras anunciadas pelo UFC e, principalmente, a possibilidade de unificação das regras do MMA em São Paulo.

Apesar da presença de poucas pessoas, contabilizando a quantidade de pessoas convidadas, o congresso foi um grande sucesso.

Magno abriu o evento explicando mais uma vez o propósito deste encontro, agradeceu a presença de todos e lamentou as ausências:

_

“Não foi o resultado que esperávamos, esperávamos mais promotores de eventos e mais líderes de equipes, mas o importante é que muita gente séria que trabalha realmente em prol do esporte compareceu, Mestre Robertão, Harry, Wenderson, que vieram do interior, Genival Ivo, representando a Federação de MMA do Estado de São Paulo e também o pessoal da ABAL. Reunimos os 3 times que mais atuam em São Paulo, o pessoal do Robertão, a ABAL e a gente aqui da Capital. Estou muito satisfeito! Conseguimos o que achávamos impossível, demos o primeiro passo para a união do MMA Paulista”.

Na sequência, “Robertão” Thomaz enfatizou a importância do que estava acontecendo naquele momento e contou algumas histórias vividas em suas mais de mil lutas arbitradas, que serviram como exemplos da divergência de regras entre os eventos e da falta de conhecimento básico de regras, tanto entre atletas, como entre os líderes de equipes.

“Foi um encontro maravilhoso, uma iniciativa sensacional. O primeiro ponto importante foi a discussão junto aos atletas, treinadores, promotores, árbitros e a Federação, com o Genival: O que mudou, como mudou nas regras adotadas pelo UFC, como isso afeta os eventos nacionais… Falamos bastante como padronizar, didatizar e sistematizar as arbitragens. Ficou claro que as regras unificadas norte americanas devem ser seguidas aqui no Brasil, já que o objetivo de todo brasileiro é lutar lá fora, porém elas são frágeis, incompletas e ineficazes em determinadas situações, teremos que complementar essas regras e criar uma cartilha. A proposta é que todos os árbitros do MMA paulista atuem da mesma maneira, padronizada e uniformizada, trazendo a evolução do esporte”.

Vinícius “Reviravolta” Siúsa, líder da equipe Peso Pesado e promotor do Sidney Sibamba Fight, e Genival Ivo, presidente da FEMMAESP e também promotor de eventos, fizeram uso da palavra enaltecendo a importância daquele momento para o MMA paulista e nacional.

Para finalizar o professor Harry de Oliveira Santos conduziu as explicações das principais mudanças nas regras:

“As regras do MMA são muito complexas, mas o foco principal hoje foram as alterações das regras unificadas, por exemplo: 3 apoios, 4 apoios, chutes na cabeça, joelhada, dedos à frente, que podem complicar bastante. Hoje, as pessoas que estavam aqui, abriram mão desse nosso lado egocêntrico e vieram em prol do MMA. Tem muita coisa para fazer ainda, mas demos um passo muito importante para a evolução do nosso esporte”.

Este congresso, que foi realizado no CEU Cidade Dutra, na zona sul de São Paulo, foi o primeiro passo de uma verdadeira maratona, até que todos que trabalham com o MMA tenham consciência que só a união fará o esporte evoluir.

Vamos aguardar os próximos, divulgar para todos os interessados e torcer para que, principalmente os promotores de eventos, líderes de equipes e diretores de entidades, tenham consciência do quanto esta união é necessária.

_

1º Congresso de MMA em São Paulo

Local: CEU Cidade Dutra – São Paulo

Data: 21/01/2017

_

Confira o programa da TV Pegada com Magno Wilson, Robertão e Harry:

http://www.revistapegada.com.br/video/59/tv-pegada-0059-1-congresso-de-mma

Confira também o álbum de fotos:

http://www.revistapegada.com.br/galeria/1-congresso-paulista-mma